quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A TOLERÂNCIA - IRMÃO EUCLIDES



A Tolerância

Amados Irmãos na Seara Cristã da Redenção, que a paz, a fé e a perseverança estejam em vossos corações!

Quando encontram situações do dia a dia que vos pedem a tolerância, olhais para trás e verão quantos ainda aguardam pela oportunidade encarnatória, e dos quais, o irmão diante de si ainda percorre a fim de alçar um passo diante da caminhada evolutiva.

Tolerar significa abster-se da própria opinião, respeitando o estágio no qual o próximo se encontra, afinal, somos credores da misericórdia divina.

A misericórdia divina amplia e elastece as oportunidades, quando temos a intenção pura de aprendermos segundo a vontade do Pai Celestial.

Aceitar a limitação alheia é em primeira análise, também reconhecer que somos limitados, e estamos de igual modo, em estágio de aprendizagem, cujas lições encontram-se em níveis diversos.

Mas, nem por isso, a opinião distinta do irmão é inválida ou desprezível, quando imbuída de sentimentos puros, é o melhor que se lhe apresenta.

Paciência, amor e compaixão devem ser exercidos como testemunhos de fé e, principalmente, de amor ao próximo, como nos ensinou o amado Cristo Jesus.

Tolerar é ainda compreender que o próximo está caminhando conosco na mesma estrada, mas por escolha pessoal, envereda pelos atalhos que sua compreensão e consciência admitem como verdadeiras, e não temos o direito, se não formos consultados de opinarmos contrariamente, pois estaríamos julgando sua escolha.

Respeitar o próximo, tolerando suas escolhas pessoais, é e sempre será a única forma de convivência pacífica. Contudo, não mais se exaltem diante de opiniões distintas, ouçam-na com amor e ofereçam a caridade da audição.

Quando somos chamados a ouvir a posição doutrinária de um ou de outro, apenas ouvimos, mas quando somos convidados a opinar, é necessário agir com clareza e sinceridade expondo sucintamente sua crença, respeitando a posição contrária diante de si.

A postura do expositor é a do professor que expõe de maneira neutra, equilibrada, sem esperar que haja concordância de seu interlocutor, pois o diálogo é exatamente a apresentação de idéias nem sempre convergentes.

Manter o diálogo possibilita ao interlocutor, respeitado em sua posição doutrinária a renovar novo diálogo, observando a postura do interlocutor, bem como seus argumentos, pacientemente, sem a pretensão de conversão.

Tolerar, Respeitar e Amar é o Lema.

Como nos ensina o mestre Jesus, amemos em qualquer circunstância!

Que a paz, o amor e a caridade sejam convosco, agora e sempre!

Eu sou Vosso Irmão Euclides


Psicografia de Elisangelis em 24.08.2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário